quinta-feira, 24 de novembro de 2011

*ELIMINATÓRIA DA OCEANIA

Samoa Americana, comemoração pela primeira vitória (Foto: FFAS / Divulgação)
O dia 23 de novembro de 2011 entrou para a história do futebol mundial. Considerada a pior seleção do mundo, Samoa Americana obteve sua primeira vitória em um jogo oficial ao derrotar Tonga por 2 a 1, nesta quarta-feira, pelas eliminatórias para a Copa de 2014. Para conquistar o feito inédito, o time da Oceania contou na linha defensiva com um jogador transexual, Johnny Saelua.
Oficialmente autor do primeiro gol (em 25 de agosto de 2007, de pênalti, na goleada de 12 a 1 sofrida para Ilhas Salomão, confronto válido simultaneamente pelos Jogos do Pacífico Sul e pelas Eliminatórias para a Copa 2010), Ramin Ott escreveu novamente seu nome na trajetória esportiva do país ao abrir o marcador aos 44 minutos da primeira etapa.
Shalom Luani, aos 19 do segundo tempo, aumentou a vantagem. A três minutos do fim, Neo Feao descontou. Na partida de fundo, Samoa bateu Ilhas Cook por 3 a 2 nos acréscimos e divide a liderança  com os eufóricos outros vitoriosos do dia. As partidas foram disputadas na cidade de Apia, capital de Samoa, no Complexo Esportivo Joseph Blatter - uma homenagem ao atual presidente da Fifa.


A segunda rodada já será disputada a partir desta quinta-feira. Samoa Americana voltará a campo, agora para enfrentar Ilhas Cook, a partir de 22 horas (de Brasilía). Logo a seguir, será a vez de Samoa e Tonga medirem forças.

Com a histórica vitória, Samoa Americana larga bem pelo grupo único da primeira fase, que terá apenas um turno. Somente o vencedor da chave seguirá na luta, classificando-se para a integrar o mesmo grupo de Vanuatu, Nova Caledônia e Taiti.
A outra chave contará com Fiji, Nova Zelândia, Ilhas Salomão e Papua-Nova Guiné. Os jogos de ambos os grupos da segunda fase também serão disputados em turno único. Os dois primeiros de cada chave passarão ao quadrangular final, que será jogado em ida e volta. Finalmente, a melhor das quatro seleções estará qualificada para a repescagem e enfrentará o representante da Concacaf por uma vaga para a Copa no Brasil.

Além de ocupar a ingrata última colocação do ranking da Fifa, Samoa Americana “ostenta” um indesejável recorde. Foi a seleção que sofreu a maior goleada em todos os tempos. Em 11 de abril de 2001, caiu por sonoros 31 a 0 para a Austrália.
globoesporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.