sexta-feira, 18 de novembro de 2011

*DEPUTADOS CRIAM COMISSÃO E FAZEM VISTORIAS A OBRAS DA COPA EM CUIABÁ

Obras arena pantanal  (Foto: Edson Rodrigues - Assessoria - Secopa)
foto:Edson Rodrigues
As obras da arena Pantanal que vai sediar os quatro jogos da Copa do Mundo de 2014 em Cuiabá receberam na tarde desta quinta-feira a vistoria da comissão da Assembleia Legislativa formada por oito deputados estaduais. A comissão, que vai acompanhar o andamento de todas as obras para o mundial, cobrou da Secretaria Extraordinária para as obras da copa (Secopa), transparência durante a execução das obras.
- São investimentos de milhões, as obras são importantes. Nós queremos que a Secopa nos explique tudo, em que pé está cada obra, ou seja, que tudo seja esclarecido com muita transparência – disse o deputado que preside a comissão, Sérgio Ricardo.
A comissão já tem um cronograma de vistorias que vai contemplar Cuiabá e Várzea Grande, na região metropolitana. A principal preocupação da comissão se refere ao preço final das obras que pode ficar acima do previsto. Só na arena, por exemplo, o placar eletrônico, os assentos e o sistema de tecnologia da informação, ainda não foram licitados.
- Graças a esta vistoria vamos saber quantos serão os aditivos e queremos que os custos das obras fiquem dentro do que foi previsto – ressaltou o parlamentar.
Já para o secretário da Secopa, Éder Moraes, a preocupação, no momento, é com a execução das obras. Porém, ele disse que os três itens da arena serão licitados em 2012.
- Esses itens não nos preocupam no momento. Nós já temos processos aportados para iniciar a licitação em 2012 – informou o secretário.
A arena Pantanal, segundo a Secopa, está com 32% das obras concluídas. Se o ritmo das obras for mantido, a previsão é que a arena esteja pronta em dezembro de 2012. Como Cuiabá não foi escolhida para ser uma das sedes da Copa das Confederações em 2013, a arena deve ficar sem uso por até um ano e meio. Durante a vistoria, porém, Éder Moraes explicou à comissão que a arena ficará disponível para outros eventos e até amistosos da seleção.
- Ela poderá servir para testes e grandes shows. O governo já está tratando junto à CBF [Confederação Brasileira de Futebol] para que alguns amistosos sejam realizados aqui neste período – enfatizou Moraes.
Vistoria da Fifa
Nesta quarta-feira, uma comissão formada pela Federação Internacional de Futebol (Fifa) e da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (Sesge), ligada ao Ministério da Justiça também vistoriou a arena Pantanal.  As autoridades estiveram no canteiro de obras para saber todas as informações referentes às medidas que o governo do estado tem planejado executar na área de segurança.
As informações vão constar em um relatório que será apresentado no prazo de 10 dias à presidente Dilma Rousseff (PT). A vistoria só deve terminar neste domingo, já que a comissão ainda vai passar pelo aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, na região metropolitana, e nos locais em que serão construídos os Centros Oficiais de Treinamento (COTs).
globoesporte/Dhiego Maia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.