SALVADOR




Portugal, Holanda ou Espanha... Os três países têm fortes ligações com a história do Brasil. Mas em 2014, os nomes das três potências são lembrados por outro motivo, pelo futebol. Um dos três europeus é o sonho de consumo de Salvador para a Copa do Mundo. E é justamente pela vontade de ter portugueses, holandeses ou espanhóis que o poder público baiano tem investido em melhorias na capital, no entorno da cidade e na qualificação dos serviços.
Além de sonhar com as três seleções, o governo baiano já tem feito contatos com as federações locais. A Holanda já foi convidada e deu parecer positivo sobre um período de aclimatação em Salvador. Espanha e Portugal ainda vão receber um convite formal da cidade. Mas os objetivos da capital baiana vão além de receber os países. Para 2013, na Copa das Confederações, o sonho é ter a abertura ou a final do torneio.
- Temos a intenção de receber a Copa das Confederações, em 2013. O nosso cronograma está em dia. Queremos a final ou a abertura do torneio – disse o secretário para assuntos da Copa de 2014 em Salvador, Ney Campello.
Orçada em R$ 591 milhões, a nova Arena Fonte Nova está em uma situação considerada “boa” pelo governo baiano. De acordo com a secretaria da Copa do Mundo de 2014 (Secopa), as obras no estádio estão dentro do calendário da Fifa. A expectativa é entregar o complexo pronto até dezembro de 2012 e receber os jogos da Copa das Confederações.
Na semana passada, o governo da Bahia conseguiu a liberação de 20% dos recursos que serão liberados pelo BNDES para a construção da Fonte Nova. Apesar de ser a intervenção mais complicada para o Mundial, a Secopa se diz tranquila quanto à entrega do estádio.
As obras de fundação da nova Fonte Nova estão praticamente concluídas. Com o término desta etapa, a construtora va iniciar a montagem dos pilares de sustentação das arquibancadas do estádio. A previsão é que a arena tenha capacidade para 50 mil torcedores.
Salvador sonha receber Holanda, Espanha ou Portugal. O convite para a federação holandesa, inclusive, já foi enviado pelo governo baiano. Os europeus viram de forma positiva a iniciativa e admitiram realizar um período de aclimatação no Nordeste.
O governo também tem como objetivo seleções como a Espanha, atual campeã do mundo, e Portugal. Este último por conta das ligações históricas. De acordo com a Secopa, o fato de Porto Seguro ter sido a porta de entrada dos colonizadores no Brasil pode facilitar o acerto com os lusos.
- Fizemos os convites para as federações e agora temos que esperar. Os holandeses demonstraram um grande interesse e passar um tempo em Salvador antes da Copa. Enxergamos que a Copa não é apenas ser uma cidade-sede. Indicamos mais de 60 centros de treinamento e 14 foram aprovados - afirmou Marcos Costa, da Secopa.
fonte globoesporte.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.