quinta-feira, 13 de outubro de 2011

*NOVEMBRO INICIA TESTE DE NOVA TECNOLOGIA NA LINHA DO GOL


O projeto de tornar as polêmicas marcações da linha do gol mais precisas, por meio de avançada tecnologia, deu mais um passo para sair do papel. A Fifa anunciou para o mês de novembro o início dos testes com sistemas que indicam se a bola entrou ou não. Em caso de avanço nas primeiras etapas, que devem se estender até a metade de 2012, a International Board (IFAB, responsável pelas regras do esporte), que pediu mais tempo, começará a experimentar o mecanismo na prática. A Copa do Mundo do Brasil, portanto, poderia ser a pioneira no quesito.
Linha do gol tecnologia bola Fifa (Foto: Reprodução / FIFA)Máquina instalada no gol identifica se a bola entrou: tecnologia a serviço da Fifa (Foto: Reprodução / Fifa.com)
Há, até lá, uma série de requisitos básicos precisam ser levados em conta, segundo publicação no site da entidade máxima do futebol. Nove empresas europeias se inscreveram para participar das provas, que serão realizadas a portas fechadas, sob muito sigilo, em estádios escolhidos pelos fornecedores, após minuciosa consulta à Fifa.
Líder do projeto no EMPA, instituto suíço de pesquisa em tecnologia e ciência de materiais, Martin Camenzind revelou alguns detalhes do que se espera do trabalho.
- É fundamental, num primeiro momento, que o sistema não indique gol no caso dos chutes que passarem por cima ou ao lado das traves (que assim cruzariam a linha de fundo) ou acertarem a rede pelo lado de fora. Mas, apesar de jogadores profissionais, como (meia inglês) David Beckham, terem uma técnica incrível na hora de chutar, é mais fácil para uma máquina do que para um atleta reproduzir os mesmos chutes repetidas vezes - disse.
Qualidade do experimento
A expectativa é de que os sistemas identifiquem 100% dos chutes dados contra a meta vazia e alcancem uma taxa de 90% nos testes completos. Nos casos em que há jogadores na frente da bola, os investigadores prepararão uma barreira de impacto de tamanho e formato semelhante ao de um goleiro, colocando-a em diferentes posições, tanto sobre a linha quanto a diferentes distâncias atrás da mesma. A seguir, uma máquina disparará bolas contra o objeto.
- Alguns de nossos testes são elaborados de tal maneira que a bola fique atrás da linha de gol durante apenas uma fração de tempo, sendo impossível ver a olho nu se ela a cruzou ou não - contou Camenzind, que, para isso, indicou que o instituto utilizará um sistema de vídeo de alta velocidade, que grava duas mil imagens por segundo.
- Faremos longas jornadas de trabalho. Mas é fascinante fazermos parte de um projeto deste tipo. Nosso trabalho exige que avaliemos uma ampla gama de materiais e sistemas. Só que normalmente ficamos no laboratório e eles é que vêm até nós - completou.
Lista de requisitos da Internacional Board:
- A tecnologia se aplica somente à linha de gol e só determina se um gol foi ou não marcado.
- O sistema deve ser preciso.
- A indicação de um gol marcado deve ser imediata e automaticamente confirmada em menos de um segundo.
- Um gol marcado será comunicado somente aos árbitros do jogo (por meio do cronômetro do árbitro, por vibração e por um sinal visual).
globoesporte.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.