sexta-feira, 7 de outubro de 2011

*CASTELÃO


A Secretaria Especial da Copa (Secopa) apresentou, na manhã desta quinta-feira, o projeto da estrutura metálica e da cobertura da Arena Castelão. Para executar a obra foi contratada a empresa portuguesa Martifer Metalic Constructions, responsável também, nesta Copa do Mundo, pela cobertura da Fonte Nova, em Salvador.
- Estamos muito felizes com esta parceria estabelecida. Estamos tendo a oportunidade de receber aqui no Ceará uma empresa totalmente competente em cobertura de estádios, com a certeza de que dará uma boa imagem ao Castelão - disse Ferruccio Feitosa, secretário especial da Copa.
O projeto da estrutura metálica foi desenvolvido pela Martifer durante os últimos oito meses. Pensando nas altas temperaturas de Fortaleza durante quase todo o ano, a cobertura projetada terá uma revestimento termoacústico para proporcionar uma sensação térmica mais agradável, não absorver calor e permitir a circulação do ar. O isolamento acústico também está garantido. Além disso, haverá uma área de 6 mil m² de policarbonato que vai evitar o sombreamento e o contraste nas transmissões televisivas.
Durante toda a apresentação, o CEO da Martifer, Jorge Martins, fez questão de ressaltar o conforto e segurança do projeto para a cobertura da Arena Catelão, que protegerá o torcedor 100% dos efeitos do sol e chuva.
- Com a nova cobertura haverá um conforto adicional. O Estádio se transforma em uma sala de espetáculo, por toda a acústica e por obedecer a todas as recomendações da Fifa. O torcedor não vai sofrer por causa de chuva e sempre haverá sombra por todo o Estádio - declarou Jorge Martins.
As primeiras peças da cobertura já foram desenhadas e estão em fase de fabricação. Parte delas virá das fábricas da Martifer no exterior. No entanto, a maioria virá da fábrica que está sendo concluída em Pindamonhangaba, no estado de São Paulo. Segundo o cronograma apresentado pela Martifer, as primeiras peças devem começar a chegar ao Castelão entre dezembro de 2011 e janeiro de 2012. A conclusão da cobertura está prevista para agosto do próximo ano.
Além do trabalho no Castelão, a Martifer executará o projeto de estrutura metálica e cobertura da Fonte Nova. A empresa portuguesa foi responsável pela mesma estrutura em dois dos mais modernos estádios da Europa: o Estádio da Luz, em Lisboa; e o Estádio do Dragão, na cidade do Porto. Ambos foram utilizados na EuroCopa 2004. Para a EuroCopa 2012, a empresa está finalizando a estrutura do Estádio Gdansk, na Polônia.
Números da estrutura metálica e cobertura
3 mil toneladas
19 mil e 500 peças
120 mil parafusos de fixação
30 mil m² de cobertura
Maquete da Arena Castelão (Foto: Diego Morais / Globoesporte.com)Maquete da Arena Castelão. Cobertura garante 100% de proteção contra o sol e a chuva ao torcedor.
(Foto: Diego Morais / Globoesporte.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.