quinta-feira, 6 de outubro de 2011

*CAMPANHA CONTRA RACISMO EM 2014


A ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Luiza Bairros, afirmou nesta terça-feira (4) que negocia com a CBF e o Ministério do Esporte a realização de campanhas de combate ao racismo durante a Copa do Mundo de 2014.
Durante participação em seminário sobre igualdade racial em eventos esportivos, no Rio, ela explicou que a CBF se dispôs a acatar a ideia.
- Já é um trabalho feito pela Fifa na Europa. Portanto, teremos toda a possibilidade de reproduzir. Se no futebol os negros são motivo de orgulho nacional, devemos ter a participação deles em todos os setores.
O assessor especial do Ministério do Esporte, Ricardo Gomyde, que participou do evento com a ministra, disse que a campanha antirracista deve ser feita às vésperas dos jogos, com provável apoio da Fifa. Segundo ele, a organização exige "jogo limpo em todos os sentidos" e já pune clubes no caso de demonstrações de racismo por parte dos torcedores.

- Na África do Sul, antes dos jogos da última Copa, os capitães falavam de práticas limpas e coibiam o racismo. Essa é uma preocupação comum: da Fifa e do Brasil.

Na Europa, onde torcedores já chegaram a arremessar bananas em jogadores, a Uefa lançará ainda este mês uma nova campanha antirracista. A ideia é realizar, durante uma semana, atividades para conscientizar atletas, dirigentes e fãs, em 40 países, com apoio da Fare (Rede Europeia contra o Racismo), que promove ações semelhantes desde 2001.
R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.