quarta-feira, 7 de setembro de 2011

R 10



FÁBIO DE MELLO CASTANHO
Direto de Londres
A volta Ronaldinho à Seleção Brasileira, fora de campo, serviu para reafirmar o meia-atacante como o maior astro do futebol brasileiro atual, à frente até de Neymar. Dentro de campo, o jogador esteve apagado durante grande parte da vitória por 1 a 0 contra Gana, em Londres, mas ressurgiu no final e deixou o campo como o mais festejado entre os brasileiros.
Antes de a bola rolar no Estádio Craven Cottage, já dava perceber na torcida brasileira a idolatria por Ronaldinho. Na porta do estádio, um fã colocou uma peruca, uma camisa 10 e até os dentes para frente imitando o jogador que estava fora desde a derrota para a Argentina, em novembro de 2010.
Quando entrou para se aquecer, histeria. A proximidade entre campo e arquibancada permitia uma melhor interação e o jogador não decepcionou, respondendo com acenos aos gritos de "Ronaldinho" vindos da torcida que dividiu com os ganenses a capacidade do estádio de propriedade do Fulham.
A cena se repetiu durante grande parte da partida. A cada toque, torcedores se agitavam à espera de um lance de efeito. Vestindo a camisa 10, antes de Paulo Henrique Ganso, Ronaldinho correspondeu com um futebol regular no primeiro tempo e crescente no segundo. Teve como melhores momentos um cruzamento na cabeça de Alexandre Pato e uma falta defendida pelo goleiro ganês.
Mesmo aparecendo apenas no final do jogo, deixou melhor impressão do que quando enfrentou a Argentina, em novembro do ano passado. "Cada momento é um momento diferente. Hoje estou muito feliz no Flamengo e as coisas estão andando muito bem", comemorou.
Último a deixar o campo, foi reverenciado pelos brasileiros e agradeceu com mais acenos. Recebeu elogios de Mano Menezes, Neymar e Leandro Damião e já vislumbra os próximos passos na Seleção. Deixou até escapar que quer jogar a Olimpíada de Londres, em 2012, apesar de já ter passado o limite de idade há muito tempo.
"A maioria dos jogadores daqui eu ainda não tinha jogado junto, mas eu me senti bem. Fico feliz de retornar à Seleção e de fazer parte de um novo grupo. Então agora é trabalhar sério. Agora vem Olimpíada e Mundial. São dois objetivos e vou trabalhar para isso", disse o jogador, que aos 20 anos disputou a Olimpíada de Sydney. Já em 2008, atuou nos Jogos de Pequim como um dos três acima dos 23 anos. Hoje com 31, Ronaldinho que repetir a história.

===========================================================
Após 10 meses longe da Seleção Brasileira, Ronaldinho disputou o amistoso contra Gana como titular na última segunda-feira. Um dia depois do duelo na capital inglesa, o meia-atacante do Flamengo desembarcou no Aeroporto de Guarulhos-SP com tumulto e poucas palavras.
De boina e óculos escuros, Ronaldinho adentrou o saguão já cercado por seguranças, com um pacote de compras na mão direita e o celular na esquerda. Antes de encarar o batalhão de jornalistas que o aguardava, interrompeu o caminho para abraçar uma fã.
O trajeto do atleta até a van estacionada do lado de fora foi marcado por tumulto. Juntos, repórteres, fotógrafos, cinegrafistas e seguranças formaram um bolo em torno de Ronaldinho. Aos gritos e com os celulares em punho para registrar o momento, os fãs engrossaram ainda mais a massa.
Ronaldinho não parou para conceder entrevista e apenas sorriu diante das perguntas dos jornalistas. O bolo de pessoas em torno do meia do Flamengo esteve na iminência de colidir com as paredes de vidro do saguão, mas conseguiu sair pela porta com sensor de presença.
Do lado de fora do aeroporto, o tumulto continuou. Enquanto procuravam isolar Ronaldinho e evitar o contato dele com a imprensa, com truculência em alguns momentos, os seguranças ironicamente pediam calma. "Não precisa disso, pessoal!", gritou um deles.
A confusão chamou a atenção dos passageiros no Aeroporto de Guarulhos. Antes de Ronaldinho, desembarcaram Neymar (Santos), Danilo (Santos), Paulo Henrique Ganso (Santos), Lucas (São Paulo), Leandro Damião (Internacional) e Ralf (Corinthians), mas geraram tumultos de menores proporções.
Ronaldinho foi escalado no ataque pelo técnico Mano Menezes ao lado de Neymar e Damião na vitória por 1 a 0 sobre Gana. Após defender a Seleção, ele se junta ao elenco do Flamengo, que treina em Atibaia para o confronto com o Corinthians, na próxima quinta-feira, no Estádio do Pacaembu.
GAZETA ESPORTIVA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.