quarta-feira, 7 de setembro de 2011

ELIMINATÓRIAS DA COPA

TURQUIA X ÁUSTRIA



A Turquia já havia perdido qualquer possibilidade de alcançar a primeira posição no Grupo A das Eliminatórias da Eurocopa de 2012, mas entrou em campo na tarde desta terça-feira para se aproximar da condição de melhor segundo colocada, o que não aconteceu.
Em Viena, o time de Guus Hiddink não conseguiu aproveitar as diversas oportunidades criadas e empatou por 0 a 0 com a seleção austríaca, que se limitou a contra-golpear. Os turcos, inclusve, desperdiçaram uma cobrança de pênalti aos 46min do segundo tempo, quando Arda Turan cobrou e Grünwald defendeu.
Dessa forma, a Turquia atinge os 14 pontos, dez a menos que a líder Alemanha, já classificada para a competição continental. Os turcos agora sonham em bater a líder do grupo e o Azerbaijão nas últimas rodadas da fase.
Na outra partida do Grupo A, realizada mais cedo, a seleção do Azerbaijão fez valer o fator casa e derrotou o Cazaquistão nesta sexta-feira, por 3 a 2, na cidade de Baku.
Os visitantes tentaram ser uma pedra no sapato dos anfitriões e abriram o marcador com Ostapenko, logo no início. No entanto, no segundo tempo, os azéris vieram determinados a reverter o resultado.
Com gols de Aliyev, Shukurov e Dzavadov, o Azerbaijão virou o placar, mas se manteve no ataque e esqueceu de se preocupar com a defesa. O resultado foi um gol de Evstigneev, que deu força para o Cazaquistão correr atrás até o apito final, sem sucesso.
Com a vitória, a seleção azéri chega aos oito pontos, garante o emprego do técnico alemão Berti Vogts, que foi atingido por um rolo de papel higiênico em sua última entrevista, e ainda afunda o arquirrival, que soma apenas três pontos.
===============================================================================
              ESPANHA X LIECHTENSTEIN
A seleção espanhola entrou em campo no Estádio de Las Gaunas, em Logroña, como franca favorita diante de Liechtenstein, lanterna do Grupo I das Eliminatórias da Eurocopa de 2012, e acabou refletindo o favoritismo em campo, goleando pelo placar de 6 a 0.
A campeã mundial e da Eurocopa de 2008 não teve piedade e começou a partida com uma formação ofensiva, tendo a dupla de zaga formada por Busquets e Albiol, com Sérgio Ramos e Arbeloa nas laterais. O meio-campista Xabi Alonso era o mais defensivo do setor.
Logo aos 3min, Negredo, que foi o nome do jogo, avançou com total liberdade na fraca defesa adversária, que não esboçou reação. O chute, no entanto, saiu pela linha de fundo.
Nos minutos seguintes, a Espanha continuaria mostrando o motivo de merecer a classificação antecipada para a competição continental e chegou perto de abrir o placar aos cinco, nove, 13 e 20min, todas não aproveitadas por Villa e Negredo, que se entrosaram com muita facilidade no setor ofensivo.
Xavi buscou uma bola no campo de defesa e muniu Negredo que, aos 34min do primeiro tempo, fuzilou o goleiro Jehle e anotou o primeiro da Espanha. Com a "porteira aberta", os outros gols saíram sem tanto sofrimento. O próprio Negredo, que participou de chance clara de gol aos 36min, aumentou o placar no minuto seguinte. Após passe de Iniesta, sempre com qualidade, Villa não foi "fominha" e muniu o artilheiro.
Ainda no primeiro tempo, Xavi fez o terceiro em cobrança de falta na qual o goleiro Jehle não se mexeu. O quarto sairia aos 7min da segunda etapa, confirmando a fragilidade do adversário. Em troca de passes entre Negredo e Sérgio Ramos, o lateral estava impedido, mas recebeu a bola e marcou o gol, que não foi anulado pela arbitragem.
Com o ítalo-brasileiro naturalizado espanhol Thiago Alcântara em campo, a Espanha não diminuiu o ritmo e construiu outras chances reais para humilhar Liechtenstein, que só assistia aos rivais trocarem passes.
A partir dos 15 minutos, era a vez do outro artilheiro dar as caras. David Villa foi premiado duas vezes. O segundo gol do camisa 7 e sexto espanhol, aos 34, sairia dos pés de Xabi Alonso, que cobrou falta e o deixou livre para marcar.
Sem dar qualquer chance de reação aos liechtensteinianos, a atual campeã do mundo foi superior do início ao fim, venceu por 6 a 0 e coroou a vaga para a Eurocopa de 2012, em que pretende defender o título.
Na outra partida do Grupo I, entre Escócia e Lituânia, os donos da casa levaram a melhor por 1 a 0, tomando o terceiro lugar na classificação da chave, que agora tem a Espanha na liderança seguida por República Checa, Escócia, Lituânia e Liechtenstein, que tem apenas quatro pontos ganhos.
=============================================================================
              DINAMARCA X NORUEGA
A Dinamarca venceu a Noruega por 2 a 0 em duelo escandinavo realizado nesta terça-feira e se manteve firme na briga pela classificação para a próxima Eurocopa. Atuando em casa, os dinamarqueses construíram o placar com dois gols do atacante Nicklas Bendtner, que foi emprestado recentemente pelo Arsenal ao Sunderland.
A Dinamarca assumiu o controle do jogo desde o início. Após jogada de Rommedahl pela direita, Bendtner apareceu com oportunismo e inaugurou o marcador aos 24min. Ainda no primeiro tempo, o atacante ampliou o placar, aos 44min, em chute forte da entrada da área e deu números finais à partida.
O resultado embolou o Grupo H das Eliminatórias, já que, agora, Portugal, Noruega e Dinamarca estão empatados com 13 pontos, sendo que os noruegueses possuem um jogo a mais (sete contra seis).
Na outra partida do grupo, a Islândia bateu o Chipre por 1 a 0 e conquistou a sua primeira vitória. Na próxima rodada do grupo H, no dia 7 de outubro, Portugal irá receber a Islândia, enquanto a Dinamarca visitará o lanterna Chipre.
=============================================================================
                 ALEMANHA X POLÔNIA
Polônia e Alemanha se enfrentaram em amistoso realizado nesta terça-feira, no Estádio Municipal de Gdansk, cidade localizada na faixa de terra conhecida como "Corredor Polonês" e disputada pelas duas nações na ocasião da 2ª Guerra Mundial.
O empate por 2 a 2 refletiu o que foi a partida, principalmente porque o goleiro Szcezesny, da seleção polonesa, foi um verdadeiro paredão e evitou que o atacante Klose se tornasse o homem do jogo. Na segunda etapa, mais tranquila, a anfitriã marcou duas vezes, mas a Alemanha correu atrás e anotou com Cacau, no último segundo de bola rolando.
Assim como Podolski, Klose é um polonês naturalizado alemão. Apesar disso, nenhum dos dois poupou a defesa adversária, principalmente o atacante, que está a seis gols de se igualar a Gerd Muller, campeão mundial em 1974 e maior artilheiro da história da seleção alemã. Klose bem que tentou, mas não acertou o alvo.
Em clima de paz, os poloneses aguentaram a pressão do primeiro tempo e fizeram valer o fator casa na segunda etapa, quando acuaram os alemães em suas linhas de defesa e abriram o placar, com gol de Lewandowski, aos 10min.
Os alemães empatariam cerca de dez minutos depois, quando a Polônia se perdeu na estratégia de combate e acabou cometendo um pênalti infantil sobre Thomas Muller. Na cobrança, Toni Kroos não desperdiçou e acertou o canto direito de Szczesny, que havia pulado para o outro lado.
A Alemanha veio de um 6 a 2 sobre a Áustria pelas Eliminatórias da Eurocopa de 2012 e a expectativa era de que repetisse o bom futebol e voltasse a golear, mas a Polônia foi valente e resistiu à ofensiva alemã nos minutos finais, quando Kroos acertou outra bola no travessão e Muller assustava pelo flanco direito.
Aos 44min, a Polônia teve um jogador expulso e já parecia entregue, no momento em que foi para a filosofia de "vida ou morte" e se atirou para frente. Em jogada lateral, um pênalti foi marcado. Na cobrança, Blaszczykowski não desperdiçou.
Exatamente como em uma guerra, nunca se pode dizer que está ganho. O técnico polonês fez uma alteração para ganhar tempo, o que fez o árbitro acrescentar mais um minuto ao tempo regulamentar. Foi a vez da Alemanha se interessar pelo jogo e explorar as fragilidades do adversário. Como prêmio, Cacau marcou o gol de empate desse amistoso muito mais do que histórico.
=============================================================================
             ITÁLIA X ESLOVÊNIA
A Itália precisava apenas de uma vitória em Florença, contra a Eslovênia, para ser uma das seleções classificadas para a Eurocopa de 2012. Quando o resultado do jogo caminhava para o empate, Pazzini fez o gol da vitória por 1 a 0 e carimbou o passaporte para o torneio continental, que será disputado na Polônia e Ucrânia.
Com o brasileiro naturalizado Thiago Motta entre os titulares na etapa inicial, o meio-campo produziu poucas oportunidades para o ataque formado por Cassano e Rossi finalizar. Em uma dessas oportunidades, Montolivo cruzou para De Rossi, mas um leve desvio tirou a chance clara de abrir o placar. No final do primeiro tempo, a Eslovênia partiu para o ataque e obrigou o goleiro Buffon a fazer duas defesas difíceis.
Para a etapa complementar, o técnico Cesare Prandelli promoveu a entrada de Marchisio no lugar de Motta, e posteriormente o atacante da Inter de Milão Pazzini substituiu Cassano.
As duas alterações fizeram a Itália pressionar o adversário e, aos 22min, por muito pouco não saiu o primeiro gol. Na primeira chance, o zagueiro Suler salvou em cima da linha. Na sequência o goleiro Handanovic, da Udinese, fez bela defesa.
Aos 38min, quando a torcida já começava a mostrar descontentamento com o resultado, Pazzini foi lançado na área, trombou com o zagueiro e finalizou, sem chance para o goleiro esloveno.
Com o resultado, a Itália, que joga na próxima rodada contra a Sérvia, chegou aos 22 pontos e está na liderança do Grupo C. A Eslovênia, com 11 pontos, enfrenta a Irlanda do Norte.
Jogando no histórico Estádio de Wembley, a Inglaterra venceu o confronto britânico com o País de Gales por 1 a 0, nesta terça-feira, e disparou na liderança do Grupo G das Eliminatórias da Eurocopa 2012. O gol da vitória inglesa foi marcado pelo meia Ashley Young.
Aproveitando que o vice-líder Montenegro não atuou na rodada e assim seguiu com os mesmos 11 pontos na tabela, a equipe de Fabio Capello conseguiu uma difícil vitória diante dos galeses e abriu uma vantagem de seis pontos em relação aos montenegrinos. No dia 7 de outubro, os dois primeiros da chave se enfrentarão e os ingleses precisarão de apenas um empate para garantir a classificação antecipada.
O País de Gales conseguiu impor uma forte marcação nos primeiro minutos e impediu a criação ofensiva da Inglaterra. Aos poucos, porém, o time da casa passou a dominar o jogo, apostando principalmente na velocidade de Ashley Young e Stewart Downing.
Aos 35min, quando os ingleses, seguiam pressionando, mas corriam riscos nos contra-ataques, Downing fez linda jogada pela direita, entrou na área e cruzou rasteiro para Young bater de primeira para abrir o placar para a seleção da casa.
No segundo tempo a Inglaterra se acomodou com a vantagem e deu espaço para que o País de Gales levasse perigo à meta de Joe Hart. Aos 31min, Earnshaw recebeu livre na pequena área, mas pegou muito mal na bola e perdeu uma chance incrível para o empate. Pouco depois, Gunter recebeu de frente para o gol e finalizou em cima de Hart, mas a arbitragem já assinalava o impedimento. A pressão dos galeses se manteve até o apito final, mas o resultado não foi alterado.
Com informações da Gazeta Esportiva
=============================================================================
                FRANÇA X ROMÊNIA
A França não conseguiu superar o esquema defensivo montado pela Romênia, nem o gramado esburacado da Arena Nacional, em Bucareste, e não saiu do empate por 0 a 0 contra os donos da casa, nesta terça-feira. Com o resultado, os franceses seguem na liderança do Grupo D das Eliminatórias da Eurocopa 2012, mas veem a Bósnia se aproximar da liderança.
Muito modificada com relação ao time que entrou em campo na última rodada, a seleção francesa não conseguiu apresentar um bom futebol ao longo da partida e sucumbiu ao poder de marcação dos romenos. Com pouquíssimas finalizações e muitas faltas no meio-campo, a equipe visitante não teve nenhuma boa chance de abrir o placar e saiu de Bucareste com um ponto conquistado.
Quem se aproveitou da fraca atuação da França foi a Bósnia e Herzegovina, que com um gol de Misimovic aos 42min do segundo tempo venceu a Bielorrússia por 1 a 0 e ficou a apenas um ponto de assumir a liderança. Os bósnios ocupam a vice-liderança do Grupo D, com 16 pontos, enquanto os franceses seguem em primeiro lugar, com 17.
No outro jogo do chaveamento, o lanterna Luxemburgo surpreendeu a Albânia e conquistou a primeira vitória nas Eliminatórias para a Eurocopa 2012. Os donos da casa venceram por 2 a 1, com gols de Bettmer e Joachim, enquanto os albaneses descontaram com Bogdani.
Com informações da Gazeta Esportiva
=============================================================================
               RÚSSIA X ESLOVÁQUIA
 Rússia perdeu nesta terça-feira uma grande chance de se aproximar da classificação para a Eurocopa 2012. Em Moscou, a equipe não saiu do empate sem gols com a Irlanda. O resultado só não foi pior para os russos porque a Eslováquia, que podia assumir a primeira colocação do grupo B, foi goleada em casa para a Armênia por 4 a 0.
Com uma defesa sólida, a Irlanda foi muito pressionada pela Rússia, principalmente no primeiro tempo, mas contou novamente com uma boa atuação do goleiro Shay Given, que defendeu as finalizações de Semshov e Arshavin. No segundo tempo a pressão continuou, e Zyryanov teve grande chance para abrir o placar, mas cabeceou nos pés de Given.
Com os resultados desta terça-feira, que incluíram a vitória por 1 a 0 da Macedônia sobre a lanterna Andorra, quatro equipes seguem na briga para se classificarem para a Eurocopa. A Rússia está na liderança com 17 pontos, mas é seguida de perto por Irlanda (15 pontos), Armênia e Eslováquia (14 pontos cada uma), todas com mais dois jogos a realizarem.
Na próxima e penúltima rodada da fase de grupos, no dia 7 de outubro, a Eslováquia receberá a Rússia, a Armênia enfrentará a Macedônia, e a Andorra buscará o seu primeiro ponto, contra a Irlanda.
============================================================================
                 CROÁCIA X ISRAEL
Na tarde desta terça-feira, o brasileiro naturalizado croata, Eduardo da Silva, saiu do banco e foi fundamental na vitória da Croácia sobre a seleção de Israel, pelo placar de 3 a 1, em partida válida pelas eliminatórias da Eurocopa 2012.
A torcida presente no Estádio Maksimir, em Zagreb, acompanhou um duelo que teve os mandantes pressionando durante todo o primeiro tempo, sem surtir efeito. Quando todos imaginavam que os times iriam para o vestiário sem balançar as redes, Hemed surpreendeu e abriu o placar para Israel aos 44min.
Em caso de derrota, os croatas perderiam a chance de liderar o Grupo F e ainda permitiriam que o adversário ficasse apenas um ponto distante da vice-liderança, que lhe pertencia até o início do duelo. Desta forma, o técnico Slaven Bilic fez duas mudanças: colocou Dujmovic e Eduardo da Silva, que ainda não havia marcado nas eliminatórias, em campo.
A estrela do brasileiro foi essencial para o triunfo da seleção da casa. Logo aos dois minutos da segunda etapa, Luka Modric empatou o duelo. Alguns minutos depois, o jogo estaria resolvido: aos seis, Ben Haim era expulso e Israel teria de administrar o resultado com um jogador a menos. Não conseguiu. Com dois gols, aos dez e 12 min, Eduardo da Silva desencantou depois de seis jogos e tranquilizou a seleção e os torcedores da Croácia, dando números finais ao jogo: 3 a 1.
Com o resultado, os croatas chegam aos 19 pontos e dependem de uma derrota da Grécia para assumir a liderança isolada da chave. Já Israel estaciona na terceira colocação, com os mesmos 13 pontos que começou a rodada.
==============================================================================
                 HOLANDA X FINLÂNDIA
Após golear a seleção de San Marino por 11 a 0 na última sexta-feira, a Holanda voltou a conquistar uma vitória, nesta terça-feira. Porém, dessa vez o triunfo veio com um placar bem mais magro. Jogando no Estádio Olímpico, em Helsinque (Finlândia), os holandeses venceram os donos da casa por 2 a 0 e seguem tranquilos na liderança do Grupo E das Eliminatórias da Eurocopa 2012.
Com o resultado, a atual vice-campeã do mundo mantém o 100% de aproveitamento, tendo vencido todos os seus oito jogos. Assim, a equipe precisa apenas de um empate no próximo jogo para garantir sua classificação à Euro. Já a Finlândia, com nove pontos, está na quarta posição da chave.
O primeiro gol do duelo foi marcado por Kevin Strootman aos 29min do primeiro tempo. O jogador recebeu bom passe na área e finalizou de primeira, marcando um belo gol. A equipe visitante ainda criou diversas chances ao longo do duelo, porém, só foi ampliar a vantagem nos acréscimos da etapa final, quando Luuk De Jong recebeu passe de Elia e completou para as redes.
As duas seleções voltarão a campo pelas Eliminatórias no dia 7 de outubro. A Finlândia enfrentará a Suécia, em casa. Já a Holanda receberá a Moldávia.
Outros jogos
Também pelo Grupo E, a Suécia goleou San Marino por 5 a 0, fora de casa, e está na vice-liderança da chave. Kallstrom, Wilhelmsson (duas vezes), Martin Olsson e Hysen marcaram os gols da partida desta terça-feira. Com 18 pontos, os suecos ainda possuem pequenas chances de alcançarem à liderança. Já San Marino é o lanterna da chave, sem pontos.
Jogando longe de seus domínios, a Hungria derrotou a Moldávia por 2 a 0 (gols de Vanczak e Rudolf) e, apesar de também somar 18 pontos, a seleção - que está no terceiro lugar - já não pode mais alcançar a liderança do grupo, já que possui uma partida a mais em relação aos seus concorrentes. Por outro lado, a Moldávia estaciona nos seis pontos e está na quinta posição.

                                                   FONTE: GAZETA ESPORTIVA E TERRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.