segunda-feira, 12 de setembro de 2011

*GREVE CONTINUA


Ainda longe de ter data para acabar, a greve nas obras do Maracanã verá uma segunda-feira importante. O 12º dia seguido de paralisação registrará mais um capítulo ligado aos tribunais. Após o fracasso na audiência conciliatória, semana passada, a defesa do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Pesada Intermunicipal do Rio de Janeiro (Sitraicp) vai apresentar suas provas para o caso ser aprovado pelo Ministério Público.

Assim, a expectativa é a de que o julgamento seja marcado logo. Isso, é claro, se o Consórcio Maracanã Rio 2014 não aceitar dialogar com os trabalhadores quanto às reivindicações, posição que parece ser irredutível - a entidade, formada pelas construtoras da maioria das reformas dos estádios-sede, considera "abusiva" a repetição da ação, já que houve greve de cinco dias em agosto e certos pontos do vínculo original foram revistos.

Na terça-feira, às 7h, está confirmada uma passeata em torno do Maracanã, munida de cartazes, faixas e ferramentas, como forma de protesto dos funcionários. São cerca de 2.100 deles, e o sindicato espera que pelo menos 800 compareçam ao ato. Quase diariamente, reuniões têm sido realizadas para confirmar a manutenção do movimento. O operariado exige melhoria nas condições de segurança e de alimentação, especialmente, além de um novo aumento da cesta básica: de R$ 160 para R$ 180.
Ppresidente Sindicato dos trabalhadores, Nilson
Duarte (Foto: Marcelo Baltar/Globoesporte.com)
- Todo mundo está perdendo. O nome do Maracanã e do evento no Brasil estão sendo arranhados. Ninguém quer isso, mas não há motivo para não haver discussão. É o que pedimos, resolver alguns problemas de campo. Mesmo que o tribunal diga que a greve é abusiva, e daí? O cronograma atrasou à toa - reiterou Nilson Duarte, presidente do Sitraicp.

Presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Ricardo Patah, se envolveu no assunto e chegou a avançar no diálogo com as empreiteiras, que têm sede em São Paulo, para, ao menos, acertar o valor do benefício mensal. Oficialmente, o Consórcio somente se manifesta através de nota oficial e garante estar disposto a aguardar a definição da situação na Justiça mesmo.

Embora não seja possível medir as consequências, como o estádio carioca precisa ficar pronto até dezembro de 2012, para a Copa da Confederações em meados de 2013, o atraso deve fazer com que as obras precisem ser aceleradas a partir do veredicto. Por ora, as autoridades não se envolveram. Segundo pessoas ligadas, nem metade do Maracanã está pronto, como se vê nas imagens.
fonte   globoesporte.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.