sexta-feira, 23 de setembro de 2011

*DIRETRIZES PARA COPA

O Ministério da Cultura (MinC) apresentou uma série de 41 diretrizes, divididas em cinco eixos temáticos, que servirão de parâmetro para estados e municípios definirem ações no setor para a Copa do Mundo de 2014, em reunião da Câmara Temática de Cultura realizada nesta quinta-feira (22.09), em Brasília. Agora, os gestores locais vão discutir a proposta nas cidades-sede e encaminharão sugestões ao ministério até 11 de outubro.
O MinC vai sistematizar as contribuições dos estados e municípios para o próximo encontro da Câmara Temática, marcado para os dias 26 e 27 do próximo mês, em Salvador. A ideia é fechar o Plano Nacional de Cultura e encaminhá-lo ao Grupo Executivo da Copa (Gecopa) até o fim do ano. “A nossa expectativa é de que o resultado seja uma construção não só do ministério, mas de todos os envolvidos com a cultura na Copa”, destacou Morgana Eneile, assessora especial do Ministério da Cultura.
As diretrizes foram formuladas pelos Grupos de Trabalho constituídos durante o “Seminário de Intercâmbio de Experiências Culturais em Megaeventos Esportivos”, realizado em agosto. “A nossa preocupação é no sentido de não haver somente a promoção de festas, mas que um conceito ampliado de cultura seja entendido em sua relação com a educação, a cidadania e os direitos humanos, por exemplo”, explica Eneile.
Os cinco eixos sugeridos são:
1. Promover valores éticos, a cidadania, a cultura de paz e a participação social;
2. Promover a economia criativa, a infraestrutura cultural e a sustentabilidade das ações;
3. Promover o patrimônio, a memória, os museus e o turismo cultural;
4. Promover a diversidade das expressões culturais;
5. Promover a produção e difusão de conteúdos audiovisuais, imagens e sons que valorizem a diversidade cultural brasileira
Exemplos
Um taxista que já está recebendo a capacitação em idiomas também pode receber informações sobre a cultura local e os bens culturais, para melhor atender o turista que está transportando. Esse é um tipo de ação que pode ser feita a partir da diretriz que fala em inserir a produção de conteúdos culturais na qualificação dos trabalhadores que atuarão na Copa.
O Ministério da Cultura adquiriu no início do ano o acervo do “Canal 100”, importante registro do futebol brasileiro. “Estamos preparando esse material como elemento importante da difusão e resgate da memória”, destacou Juana Nunes, diretora de Educação e Comunicação do MinC. A idéia é produzir “pílulas” de vídeo para passar em salas de cinema e durante as transmissões dos jogos. A sugestão integra o eixo de promoção da produção e difusão de conteúdos audiovisuais, imagens e sons que valorizem a diversidade cultural brasileira.
Cidades-sede
Em Salvador, as ações pensadas até o momento visam dar expressão à diversidade cultural da Bahia. Festas do Largo, como a do Senhor do Bonfim e de São João, com promoção da culinária, dança e músicas serão atrativos para valorizar as manifestações locais. O assessor de relações institucionais da capital baiana, Pablo Souza, disse que a prefeitura já negocia com a FIFA a possibilidade de realização de um carnaval de rua durante a Copa. “Nós temos que valorizar os atrativos culturais para garantir que o turista fique o máximo de tempo na cidade”.
A recuperação dos edifícios históricos e equipamentos culturais foi a primeira providência do estado do Rio de Janeiro para o planejamento na área cultural. “A partir disso, vamos pensar nas ações de ocupação desses espaços. Também temos incubadoras de empreendimentos inovadores, que permitirão com que os projetos estejam fortes e estruturados para o Mundial”, ressalta Marcos Carvalho, coordenador de economia criativa da secretaria estadual. O Rio também implementou uma política de editais, que vai destinar R$ 40 milhões em 2011 e 2012 a 45 propostas selecionadas.

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