quinta-feira, 29 de setembro de 2011

*GOVERNADOR DO AM CRITICA VERBA P/ COPA


O governador do Amazonas, Omar Aziz, reclamou hoje da liberação de recursos pelo governo federal para as obras da Copa. Durante seminário organizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para discutir sustentabilidade e legados do Mundial, Aziz se queixou dos prazos de bancos estatais como o BNDES e Caixa para liberação de empréstimos.
- Eu estou aí há pouco mais de 8 meses como governador do estado. E de lá pra cá eu assinei um contrato com o BNDES em dezembro do ano passado e até hoje não liberaram um real para a arena que está sendo construída. O monotrilho, R$ 1,4 bilhões. O Ministério Público Federal diz que vai entrar com uma ação civil pública contra mim porque eu quero fazer uma obra que vai beneficiar a população, um legado para o povo. Isso desestimula qualquer gestor porque o meu mandato é finito, mas o processo demora anos e anos e aí a gente acaba saindo como ladrão lá na frente.
Em frente a representantes do Ministério do Esporte e do Meio Ambiente - ambos os ministros estavam previstos no evento, mas cancelaram de última hora -, Aziz reclamou também do controle feito aos projetos estaduais.
- Os investimentos que os estados nas sedes estão fazendo ou são recursos próprios ou empréstimo, não tem fundo perdido. Nós estamos fazendo um grande sacrifício, porque a gente faz projeto, licita, e depois o mundo cai em cima da gente.
As críticas mais diretas foram ao BNDES. Logo no início do discurso, Aziz fez elogios ao BID, comparando o banco ao BNDES e à Caixa Econômica Federal.
- Ah, se as nossas instituições fossem como o BID. Se o BNDES e a Caixa fossem dessa forma, o Brasil seria muito melhor.
Outro lado

O representante do Ministério do Esporte no evento, o secretário-adjunto de Futebol Joel Benin, preferiu não polemizar com o governador.
- Ele está no papel dele de colocar a questão. Eu não posso responder pela Caixa e pelo BNDES, mas o governo faz todo o esforço para fazer com que o recurso seja liberado e chegue até quem está construindo as arenas. Eu acho que está no tempo. Quanto mais agilizar, melhor.
ge.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.