sábado, 10 de dezembro de 2011

*OPERÁRIOS QUE VIVIAM NA ESCRAVIDÃO SÃO ALFABETIZADOS NA ARENA PANTANAL

Arena Pantanal obras (Foto: Divulgação)
Por meio de um projeto desenvolvido no canteiro de obras da Arena Pantanal, que está sendo construída para a Copa do Mundo de 2014, uma turma de 24 trabalhadores em situação vulnerável concluirá na próxima segunda-feira o curso de alfabetização. A formatura será realizada às 10h, no plenário do Tribunal Regional do Trabalho, em Cuiabá, durante reunião do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, evento coordenado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil.

Desde maio, a Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), o Consórcio Santa Bárbara/Mendes Júnior e o Ministério do Trabalho e Emprego desenvolvem o projeto Ação Integrada pela Qualificação e Inserção Social dos Egressos de Trabalho Escravo, que proporciona a inclusão social de pessoas que eram submetidas a condições análogas à escravidão. Atualmente, o projeto atende 25 trabalhadores, que, além do emprego com carteira assinada, recebem alimentação, alojamento, curso de alfabetização e qualificação profissional.

Com o curso, esses trabalhadores passam a ter oportunidade de estudar, ampliando as chances de emprego e de construção de uma vida mais digna. Em janeiro de 2012, a turma finaliza também um curso de qualificação para pedreiro.

Os primos Valdemir José da Silva, de 38 anos, e Nivaldo Inácio da Silva, de 44, aprenderam a ler e escrever no canteiro de obras do novo Verdão. Eles são de Alagoas e vieram para Mato Grosso há dez anos para trabalhar na zona rural no corte de cana de açúcar e em fazendas de algodão. Nesse período, muitas vezes enfrentaram condições insalubres, emprego sem carteira assinada e atraso salarial.

- Comecei a trabalhar muito jovem, com dez anos, e não tive chance de estudar. O novo emprego e o curso de alfabetização foram muito importantes e quero continuar estudando - disse Nivaldo.

De acordo com o superintendente da SRTE/MT, Valdiney Arruda, o projeto desenvolvido na Arena Pantanal chama atenção de vários estados e, em Mato Grosso, outras empresas estão interessadas em oferecer vagas para trabalhadores em situação vulnerável.



globoesporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.