quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

*OBRA DA ARENA PANTANAL GANHA SELO DE NEUTRALIZAÇÃO DE CARBONO

arena pantanal (Foto: Divulgação)
A arena Pantanal que vai sediar os jogos da Copa do Mundo de 2014 em Mato Grosso recebeu certificado de neutralização das emissões de carbono. O documento foi emitido pelo Instituto Ação Verde.
Em 19 meses de obra, foi estimada uma emissão de quase 24 mil toneladas de carbono, que está sendo neutralizada com o plantio de 171,5 mil árvores no município de Santo Antônio de Leverger, localizado na região metropolitana de Cuiabá.
De acordo com a Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo 2014 (Secopa), as famílias de ribeirinhos, responsáveis pelo plantio das árvores às margens dos rios Cuiabá, Paraguai e São Lourenço, receberam o primeiro pagamento pelo plantio das mudas, um cheque no valor de R$ 86,8 mil. Até 2014, as famílias vão plantar 1,4 milhão de árvores às margens dos rios que são os formadores do Pantanal.
A medição e acompanhamento da emissão de gases que provocam o efeito estufa será feita a cada 30 dias. De abril de 2010 a novembro deste ano, foram consumidos 564 mil litros de óleo díesel e 410 mil Kwh de energia.
- É a primeira vez na história das copas que ocorre uma certificação de neutralização de carbono – disse o superintendente Executivo do Instituto Ação Verde, Paulo Borges.
Segundo a coordenadora de Ações Sustentáveis da arena Pantanal, Gabriela Berrocal, está sendo feito um inventário em cada item da construção, para se saber de forma precisa a emissão de carbono emitida no local.
globoesporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.