sábado, 17 de dezembro de 2011

BLATTER "ASSUME" COPA DE 2014 ,MARCA REUNIÃO COM DILMA E ESPERA TEIXEIRA

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, resolveu assumir o comando da Copa do Mundo de 2014. Após a reunião do Comitê Executivo neste sábado em Tóquio, o suíço deixou claro que o início de 2012 será importante para a organização do torneio no Brasil: o dirigente tem encontros marcados com a presidente da República, Dilma Rousseff, e com o presidente do Comitê Organizador Local (COL), Ricardo Teixeira, que está de licença de suas atividades e não compareceu ao encontro na capital do Japão.
Em outubro, Dilma esteve na Europa para se reunir com a Fifa sobre a Copa, mas foi recebida apenas pelo secretário-geral Jérôme Valcke. Agora, Blatter afirmou que vai entrar nas conversas com o governo brasileiro.
- O Comitê Executivo da Fifa está preocupado. Não estamos preocupados só com as obras. Em todas as Copas falam disso e no fim estão prontas. Vou assumir em alta esfera. Em janeiro ou fevereiro vou me encontrar com a presidente.
Responsável direto pelo contato entre Fifa e o governo, Valcke afirmou que o relacionamento com o novo ministro do Esporte, Aldo Rebelo, é excelente, mas reclamou, mais uma vez, do projeto da Lei Geral da Copa, que não atende alguns pontos que haviam sido combinados pela entidade e o Brasil quando o país foi escolhido para receber o Mundial.
- Estamos preocupados com o ato de não ter recebido ainda o projeto de lei do Congresso. Uma comissão parlamentar nos disse que o projeto vai ser preparado nos próximos meses, mas estamos discutindo isso desde 2007. Sobre a preparação das cidades, acho que está bem avançado. É verdade que o transporte público, as estradas e aeroportos não estão avançando muito... A parceria com o novo ministro é muito boa, temos excelente relação com ele.
Jérôme Valcke e Jospeh Blatter em Tóquio (Foto: Thiago Dias / Globoesporte.com)Jérôme Valcke e Jospeh Blatter (Foto: Thiago Dias / Globoesporte)
Após defender com firmeza e garantir que o presidente da confederação africana, Issa Hayatou, continua no Comitê Executivo, mesmo acusado de corrupção recentemente, Blatter foi seco ao falar sobre as críticas à gestão de Ricardo Teixeira no COL.
- Minha visão é simples sobre isso. Teixeira pediu uma licença até final de janeiro. Não está ativo no Comitê Executivo até lá. Veremos então.

Teixeira pediu uma licença até final de janeiro. Não está ativo no Comitê Executivo até lá. Veremos então"
Joseph Blatter, presidente da Fifa
Em outubro, a emissora britânica “BBC” havia revelado a informação que a divulgação dos documentos judiciais podem provar que vários dirigentes ligados à entidade receberam propinas no passado. Entre eles, Ricardo Teixeira, membro do Comitê Executivo da entidade e presidente da CBF.
Os documentos fazem parte de uma investigação criminal sobre a falência da empresa de marketing esportivo ISL (International Sport and Leisure), parceira da Fifa, e indicam que dirigentes da entidade receberam propinas para garantir à empresa lucros na comercialização de direitos de transmissão e anúncios publicitários na década de 90.
- O comitê-executivo decidiu que o dossiê deverá ser aberto. É um documento complexo, com implicações legais envolvendo pessoas que não estão envolvidas com a Fifa - disse Blatter.
Em novembro do ano passado, uma investigação do programa “Panorama”, da BBC, apontou que alguns dos envolvidos seriam João Havelange, ex-presidente da Fifa, e seu genro, Ricardo Teixeira, que atualmente também preside o comitê organizador da Copa do Mundo de 2014 no Brasil.
Segundo a BBC, a Fifa, em diversas oportunidades, bloqueou as tentativas de jornalistas que buscavam a divulgação dos documentos.
globoesporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.