terça-feira, 6 de dezembro de 2011

*FIFA DIZ QUE HINO OFICIAL ESTARÁ LIGADO AO "VALOR CULTURAL" DO POVO BRASILEIRO

O hino oficial da Copa de 2014 será diretamente influenciado pelo estilo cultural do povo brasileiro. Quem afirma é o próprio diretor de marketing da Fifa, Thierry Weil. Segundo ele, a música é uma parte fundamental da identidade do mundial e deixará todos muito satisfeitos.
- A canção oficial será uma parte fundamental da identidade da marca e, com certeza, estaremos certificando-se que ela se alinha com os valores-chave cultural do público brasileiro.
Thierry Weil também falou de outros pontos importantes para a Copa do Mundo. Quanto a mascote, ele disse que deverá ser apresentada no segundo semestre do próximo ano.

Como a Fifa está vendo a realização da Copa do Mundo no Brasil?
- Acho que falo por todos da FIFA quando digo que estamos extremamente animados sobre fazer uma Copa do Mundo em um país onde o futebol desempenha um papel vital na vida cotidiana de muitas pessoas. Sempre que realizamos nosso mercado global de pesquisa, o Brasil sai por cima em termos do número de pessoas que compartilham nossa paixão pela Copa do Mundo. Estamos ansiosos para hospedar um grande evento no Brasil.
Quais são os principais desafios do marketing para este evento no país?
- O programa de marketing até agora tem sido um enorme sucesso em termos de atrair patrocinadores. Da nossa estrutura de patrocínio de três níveis, os “top tiers” (patrocínio global) estão completamente esgotados. Nós só temos espaço para mais três patrocinadores em nível “Supporter Nacional”. Então, a partir dessa perspectiva, estou muito feliz.
A Fifa já tem um departamento de marketing no Brasil para 2014. O que está sendo feito?
- Nosso departamento de marketing no Brasil é de vital importância para nós. Está nos ajudando a implementar o programa com o melhor de nossa capacidade. Desde o planejamento e gestão de marketing no local até as operações, tais como o programa de alimentação e bebida na Copa do Mundo de estádios para apoiar o desenvolvimento e implementação de programas como o Fifa Fan Fest. Nosso departamento de marketing está trabalhando para garantir que tudo corra bem nos anos que antecederam até 2014. Eles também estão trabalhando lado a lado com os nossos colegas do Comitê Organizador Local, bem como o Governo Federal e Estadual. A comunicação e coordenação entre a nossa sede de Zurique e nossa equipe sediada no Rio de Janeiro está funcionando muito bem até agora e espero que continue.

O Brasil proibe a venda de bebidas alcoólicas nos estádios. O senhor acha que a Fifa vai ter problemas com isso? Afinal, um dos patrocinadores é uma empresa de cerveja.
- Temos plena consciência da lei no Brasil. Estamos atualmente a analisar e avaliar esta situação, juntamente com a Anheuser-Busch InBev para ver como podemos melhor proceder para 2014.

Uma das coisas mais esperadas antes de uma Copa do Mundo é a mascote? A Fifa já tem uma idéia de como será essa escolha?
- Minha equipe está trabalhando duro junto com o Comitê Organizador Local e outros intervenientes importantes no Brasil para garantir que nós entregaremos uma mascote que os fãs mais jovens de futebol no Brasil e todo mundo irão se identificar. Pretendemos desvendar a mascote oficial no segundo semestre do próximo ano.
O Brasil é um país enorme e com grande diversidade cultural. Isso pode ajudar na escolha do hino oficial da Copa do Mundo de 2014?
- Nossa parceira Sony está fortemente envolvida no desenvolvimento da canção oficial da Copa de 2014, bem como o programa mais amplo. Foi a cooperação com a Sony que levou a Shakira com "Waka Waka Freshlyground", um dos sucessos da Copa de 2010. Mais de 1 milhão de músicas foram vendidas. A canção oficial será uma parte fundamental da identidade da marca e, com certeza, estaremos certificando-se que ela se alinha com os valores culturais do público brasileiro.
Já existe um estudo sobre o nome da bola? Falamos de muitos nomes aqui.
- A Adidas, nosso fornecedor oficial, lidera o desenvolvimento e design da bola. É muito cedo para discutir essa fase.
Nós já sabemos o símbolo, mas quando o pôster oficial será divulgado?

- A Copa do Mundo tem uma rica herança de pôsteres. O cartaz oficial é um ativo importante para comunicar os valores do país anfitrião e, como tal, estamos atualmente a definir o processo para criar o cartaz oficial com entradas a partir de nossos colegas do Comitê Organizador Local e outros grupos-chave dentro do Brasil.
Antes de ser secretário-geral, Jerome Valcke também foi diretor de marketing. Você pretende seguir o mesmo rumo dentro de FIFA?
- Minha equipe e eu estamos focados em uma coisa: ajudar a entregar a melhor Copa do Mundo da Fifa.
Qual é a importância da Fifa Fan Fest?
- O Fifa Fan Fest é agora uma parte muito popular e constante do programa de marketing para todas as Copas do Mundo, desde 2002. Temos visto grande interesse de todas as cidades-sede brasileiras e a cooperação até agora tem sido excelente. Na verdade, estamos no meio da realização de reuniões e visitas para nos certificar de que estamos prontos para oferecer um grande espetáculo em 2014.
globoesporte

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