terça-feira, 3 de janeiro de 2012

*OBRAS EVOLUEM NA ARENA DA BAIXADA E COBERTURA DEVE SER RETIRADA EM BREVE

Depois de três meses com apenas escavações no terreno ao lado da Arena da Baixada, as obras de conclusão finalmente avançam para o estádio. A primeira intervenção no palco da Copa do Mundo de 2014 será na cobertura. Operários e equipamentos chegam ao local na terça-feira, segundo o coordenador da supervisão das obras Norton Barbosa, da empresa Engevix, responsável pelo cronograma.
Os trabalhadores se preparam durante esta semana e devem começar a retirada na próxima segunda-feira, dia 9. A primeira fase consiste na retirada dos refletores, fiação elétrica e o sistema de som. Na sequência, as telhas. A previsão é de que essa etapa seja concluída até 19 de março. Neste período, outras obras na Arena - como a demolição de parte das arquibancadas e a retirada do gramado - também começam.
Obras na Arena da Baixada. Cobertura será retirada (Foto: Fernando Freire/GLOBOESPORTE.COM)retirada a partir do dia 9 (Foto: Fernando Freire/GLOBOESPORTE)
Na manhã desta segunda-feira, dia 2, o ritmo das obras no terreno ao lado do estádio já era mais intenso. Cerca de 20 funcionários trabalhavam no local. Duas retroescavadeiras retiravam terra e 18 caminhões a levavam para Campo Largo. A terraplanagem ocorre até o fim de janeiro. A construção de muros de contenção e de blocos de fundações começam entre os dias 15 e 20 deste mês.
O atleticano Alex Molenda, corretor de imóveis de 43 anos e que mora ao lado da Arena, comentou sobre o ritmo das obras:
- Elas continuaram até na semana do Natal e do Ano Novo, mas estavam meio lentas. Estavam bem devagar. Tanto que, desde que começaram as obras, só fizeram este buraco. Eram só quatro ou cinco caminhões. Agora, o ritmo já aumentou - comenta Alex Molenda.
Presidente do Atlético-PR e líder da Comissão da Copa do Mundo em Curitiba, Mario Celso Petraglia, que foi eleito em 15 de dezembro e assumiu o Rubro-Negro no dia seguinte, argumenta que, com as festas de fim de ano, era normal a queda de ritmo.
- Era questão de aguardar o início do ano. No fim do ano, o ritmo diminui mesmo.
A previsão é de que a reinauguração do estádio ocorra em março de 2013, no aniversário de 89 anos do Atlético-PR. Quando pronta, a Arena da Baixada terá capacidade para 41 mil pessoas. O local será palco de quatro jogos da primeira fase da Copa do Mundo do Brasil, nos dias 16, 20, 23 e 26 de junho de 2014.
Desapropriações
Prefeitura começa a desapropriar casas no entorno da Arena (Foto: Fernando Freire/GLOBOESPORTE.COM)Prefeitura começa a desapropriar casas no entorno
(Foto: Fernando Freire)
Enquanto as obras de conclusão da Arena da Baixada avançam, a Prefeitura de Curitiba trata das desapropriações no entorno do estádio. Onze terrenos - sendo oito residenciais e três comerciais - nas Rua Buenos Aires e Brasílio Itiberê serão demolidos.
Além disso, parte do terreno de um prédio na esquina da Rua Buenos Aires com a Avenida Getúlio Vargas e uma residência na Rua Petit Carneiro também serão desapropriadas.
A assessoria de imprensa da Prefeitura informou que um decreto publicado em dezembro de 2011 deu início ao processo de negociações com os moradores. Fernando Leludak, técnico mecânico de 46 anos e morador no local há 12, revela que ainda não foi procurado por ninguém para negociar.
- Ainda não tem nada. A única notícia que a gente tem da Prefeitura é que, este mês agora, eles estariam fazendo o planejamento deles para agendar as visitas para, depois das visitas, fazer a avaliação e nos chamar para o início das negociações, ainda em janeiro.
O secretário municipal para Assuntos da Copa do Mundo em Curitiba, Luiz de Carvalho, acredita que até março o processo de desapropriações estará concluído.
- Pretendemos terminar tudo nos próximos três meses - afirma Luiz de Carvalho.
globoesporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.