sábado, 14 de janeiro de 2012

*GOVERNADOR CID GOMES VISITA OBRAS NO CASTELÃO

Governador Cid Gomes visita obras do Estádio Castelão (Foto: Divulgação/Secopa)Governador Cid Gomes(Foto: Divulgação/Secopa)
O governador Cid Gomes realizou, nesta sexta-feira (13), uma visita às obras de reforma e modernização do Estádio Castelão. Durante a visita, o governador acompanhou o funcionamento e andamento das obras e pôde conferir o ritmo dos trabalhos.

Acompanhado do secretário do Turismo, Bismarck Maia, e do secretário Especial da Copa, Ferruccio Feitosa, Cid Gomes se disse surpreso com a rapidez das obras. Até o momento, mais de 53% das obras do Novo Castelão estão concluídas.

O Castelão foi o primeiro a alcançar a marca de metade da obra concluída a um mês do previsto e pode ficar pronta antes de dezembro de 2012, prazo oficial estipulado para a sua conclusão. A recompensa disso é que o Castelão foi escolhido para ser uma das quatro sedes da Copa das Confederações, que ocorrerá em 2013, e de dois jogos da Seleção Brasileira durante a Copa do Mundo de 2014.
As obras do Castelão iniciaram no dia 13 de dezembro de 2010 e se encontra com duas das quatro etapas concluídas. Ao todo, estão sendo investidos recursos no valor de R$ 518.606 milhões, que incluem todas as transformações do estádio e entorno, com a construção da praça de acesso de 70 mil metros quadrados; estacionamento coberto para 1.900 veículos; edifício Fares Cândido Lopes, sede de dois órgãos estaduais; e a operação do estádio por oito anos.
Melhorias
Com o estádio pronto, o torcedor poderá conferir algumas novidades, tais como, o rebaixamento do campo de jogo em quatro metros que vai proporcionar 100% de visibilidade a todos os torcedores em qualquer lugar do estádio e a aproximação da área que separa o acesso dos torcedores sentados nas cadeiras inferiores do gramado. Com a reforma, essa distância cairá dos atuais 40 para 10 metros. A imprensa esportiva também vai ter a oportunidade de conferir as mudanças nas cabines de imprensa. Com a reforma, o Novo Castelão contará com camarotes, vestiários, túneis de acesso ao campo, e nas cadeiras do estádio, que serão retráteis, entre outros pontos.
O estádio também segue o modelo de construção sustentável. Para receber um dos principais selos verdes, a certificação Leed, todos os cuidados necessários estão sendo tomados. Entre eles está a otimização do uso de materiais e recursos. Desde o início da obra, em dezembro de 2010, todo o material cimentício resultante de demolições está sendo fragmentado, com a utilização de um maquinário finlandês, para reutilização dentro da própria obra. Já foram produzidos 36 mil toneladas de material britado que está sendo utilizado como base e sub-base granular de todos os pavimentos apoiados sobre o solo, como por exemplo, os estacionamentos cobertos Norte e Sul.

Coberta inovadora
Outro destaque é a coberta do Estádio Castelão com tecnologia inovadora que vai oferecer aos torcedores conforto e segurança. A cobertura terá um revestimento termoacústico que vai proporcionar uma sensação térmica mais agradável por suportar os índices de insolação do Nordeste brasileiro, não absorvendo calor e permitindo a circulação de ar dentro do estádio; e um isolamento acústico, o que melhora o acompanhamento dos jogos pela torcida e a transmissão dos jogos.
A estrutura terá ainda uma área de 6 mil metros quadrados de policarbonato que vai evitar o sombreamento e o contraste nas transmissões televisivas. Além disso, serão construídos três restaurantes, mídia center, área de hospitalidade, lounge e área VIP. Todas as mudanças atendem às exigências do caderno de encargos da FIFA.
Governador Cid Gomes viista as obras do Estádio Castelão (Foto: Divulgação/Secopa)Governador Cid Gomes  (Foto: Divulgação/Secopa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.