A esperança já foi maior, mas Belo Horizonte ainda mantém vivo o sonho de sediar a abertura da Copa do Mundo de 2014. Reconhecida várias vezes por membros do Comitê Organizador Local (COL) como sede mais adiantada em termos de realização de obras, tanto no estádio quanto na cidade, e mantendo o cronograma em dia, a capital mineira espera ser recompensada.
A disputa será com adversários de peso, como Salvador, Brasília e, principalmente, São Paulo. Porém, no que depender do aspecto técnico, a vantagem é muito grande sobre os concorrentes. O Mineirão deverá ser o primeiro palco de jogos entregue, com previsão para dezembro de 2012, e as obras de mobilidade urbana deverão ser finalizadas no fim de 2013.
Sede do Seminário Técnico de Tráfego e Transportes, evento realizado nesta quinta e sexta-feira, Belo Horizonte quer aproveitar a deixa para mostrar ao COL e à Fifa que terá plenas condições de alcançar todas as metas que estão sendo estabelecidas para dar o pontapé inicial do Mundial. A preocupação mineira, no entanto, está com o peso político na decisão final, que será tomada em outubro deste ano.
"Se a decisão for por questão de meritocracia, eficência, competência e entrega dos compromissos na data estipulada, a Fifa deveria escolher o Mineirão para abertura. Mas como é uma decisão política, não vou poder dizer sim ou não. Nossa expectativa continua sendo de ter a abertura em Belo Horizonte, mas não tenho como garantir. Mas Belo Horizonte é hoje a cidade mais bem preparada", disse Sérgio Barroso, secretário extraordinário da Copa do Mundo em Minas Gerais.
O presidente do Comitê Executivo Organizador da Copa de 2014 de Belo Horizonte, Tiago Lacerda, também confirmou que a capital mineira segue na briga pela abertura, mas já fala em tom mais esperançoso no que diz respeito a ser o palco principal da Copa das Confederações de 2013.
"Belo Horizonte continua na briga. Em outubro será anunciado todo o calendário de jogos da Copa das Confederações e Copa do Mundo, já definindo abertura, quartas de final, semifinal e final. Temos uma expectativa muito grande a respeito da Copa das Confederações, que é o quarto evento mais importante do mundo e temos chance de ser a principal sede", disse Tiago Lacerda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.