terça-feira, 29 de novembro de 2011

*CAMPEÕES DO MUNDO APROVAM IDEIA DE RONALDO NO COL

Desde que largou os campos, Ronaldo se dedica à carreira de executivo de marketing e tem aprendido a lidar com o mundo comercial. Por isso, o convite de Ricardo Teixeira para que o ex-atacante assuma a presidência do Comitê Organizador Local da Copa 2014 (COL) não surpreendeu alguns dos ex-companheiros do Fenômeno. Cafu e Zagallo, por exemplo, gostam da ideia e esperam uma resposta positiva, ainda que a transição não tenha sido admitida oficialmente.

- Aprovo e acho que ele pode fazer um bom trabalho. Há tanta gente que preside algo ligado ao esporte sem ter sido atleta ou sem entender muito. Ronaldo tem a empresa dele, então já tem a prática na administração. O comando, ele pega com o tempo - avaliou o ex-lateral, capitão do título mundial de 2002, na Alemanha, no qual o ex-camisa 9 foi o maior destaque.

Já Zagallo não quis se envolver muito em assuntos políticos, como a suposta corrupção na pasta do Ministério do Esporte, mas não ficou em cima do muro quando questionado sobre o ex-pupilo.

- A experiência, ele já tem. E acho que tem condições, sim, de ser um bom executivo - disse.

Cafu lembrou de um detalhe fundalmental, no entanto, uma vez que Ronaldo está envolvido no trato diário com patrocinadores para as estrelas que fecharam contrato com a empresa, como os jogadores Neymar e Lucas, o lutador Anderson Silva e o craque do futsal, Falcão.

- Tudo vai depender de ele aceitar.
globoesporte/André Casado e Felippe Costa

*CIDADES-SEDE APRESENTEM PROJETOS NA SOCCEREX E EXALTAM FUTURO LEGADO

Em uma palestra que durou cerca de quatro horas, na tarde desta segunda-feira, as 12 cidades-sede da Copa de 2014 apresentaram suas propostas de estádios e legado para a competição. Dentre os principais tópicos abordados na Soccerex, o mais destacado foi o da importância de se mostrar o que de benéfico o povo brasileiro terá após as reformas e construções para a maior competição de futebol do mundo. A secretária de Esporte e Lazer do Rio, Márcia Lins, disse que essa é a grande oportunidade de deixar o país com um pensamento mais profissional.

- O maior desafio para mim é fazer com que as pessoas enxerguem o legado que ficará para as cidades. Se não sairmos dessa Copa como um país mais profissional, a gente vai deixar passar uma grande oportunidade. O Rio de Janeiro, por exemplo, terá um investimento de mais de R$ 200 bilhões até 2013 - lembrou ela, que ainda afirmou que a entrega do Maracanã, em fevereiro de 2013, não é problema.
Apresentação das cidades-sedes SOCCEREX (Foto: Felippe Costa/GLOBOESPORTE.COM)Apresentação das cidades-sedes na Soccerex (Foto: Felippe Costa/GLOBOESPORTE)


Outro que fez questão de enfatizar a importância do legado foi o secretário especial da Copa da Bahia, Ney Campello. Segundo ele, as cidades estão ficando insuportáveis com tantos problemas de mobilidade urbana e que a Copa do Mundo vai mudar a vida de muitas pessoas.

- O principal legado é deixar o povo preparado para o que vem depois. Em Salvador, nós estamos construindo uma ciclovia de 200km. Não podemos pensar apenas nos torcedores que vão ao estádio de carro. Além disso, também vamos intensificar a implantação de uma nova conduta dos policiais. A abordagem tem que ser de uma forma mais completa para que os turistas não tenham dúvidas durante a competição. Isso vai acabar beneficiando a população também.
Já o coordenador-geral do Comitê Gestor da Copa no Rio Grande do Sul, Kalil Sehbe, apresentou a cidade de Porto Alegre se referindo a rivalidade entre Grêmio e Inter. Ele lembrou que dois times campeões do mundo terão para a Copa duas arenas modernas.

- Teremos dois grandes estádios. O Beira-Rio, do Internacional, e a Arena do Grêmio. São dois clubes campeões do mundo que servirão de sede para as seleções. A cidade de Porto Alegre estará muito bem preparada e de braços abertos para todo mundo.

Destaque entre as construções ou reformas da Copa, o Castelão foi representado pelo secretario do Esporte do Estado do Ceará, Gabrielle Cavalcanti. Ele mostrou todo andamento da obra, que está com 47% finalizada, e disse que Fortaleza é um grande exemplo para todo o Brasil.

- O andamento da nossa obra é a prova disso. Todos sabem da dificuldade de se construir ou reformar um estádio tão grande e nós estamos correspondendo. É força do povo nordestino.
globoesporte

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

*GOVERNADOR DO CEARÁ CONVIDA SELEÇÃO ALEMÃ PARA PERÍODO DE ADAPTAÇÃO

cid gomes governador ceará (Foto: Waleska Santiago/Agência Diário)Cid Gomes quer Seleção Alemã no Ceará
(Foto: Waleska Santiago/Agência Diário)
O Governador do Ceará, Cid Gomes, e o secretário especial da Copa 2014, Ferruccio Feitosa, estiveram reunidos com membros da Federação Alemã de Futebol (FAF), em Frankfurt, para convidar a Seleção Alemã, caso obtenha a classificação, para fazer o período de adaptação para os jogos da Copa do Mundo de 2014 no estado do Ceará.
O governador e secretário aproveitaram a visita ao país para conhecerem o mais moderno da Europa e que foi sede do jogo de abertura da Copa de 2006, o Allianz Arena, em Munique. Cid Gomes e Ferrucio Feitosa conheceram também as instalações e visualizaram os detalhes da cobertura do estádio que servirão de informações para a concepção da cobertura do Estádio do Castelão, em Fortaleza.
globoesporte

*FALCÃO ROUBA CENA,É TIETADO POR GULLIT E GARANTE TÍTULO PARA O BRASIL

Falcão foi o último convidado da organização da Soccerex para participar do torneio de futebol contra as principais estrelas do mundo. Neste domingo, o craque do Futsal não tomou conhecimento de figuras como o holandês Ruud Gullit, os colombianos Carlos Valderrama e Faustino Asprilla e os portugueses Vitor Baía e Fernando Couto e marcou quatro vezes na decisão da competição contra a Holanda. No fim, triunfo do time canarinho por 9 a 5 e tietagem dos rivais.
Falcão na partida do Soccerex (Foto: Márcio Iannacca / GLOBOESPORTE.COM)Falcão na partida do Soccerex: craque decidiu para o Brasil (Foto: Márcio Iannacca / GLOBOESPORTE
O show de simpatia de Falcão começou nas arquibancadas. O jogador foi um dos primeiros a aparecer na arena montada na praia de Copacabana, em frente ao Copacabana Palace. O craque distribuiu autógrafos e tirou fotos com os fãs, empolgados com a presença do jogador do Santos, atual campeão da Liga Futsal. Em campo, três belos gols por cobertura sobre o goleiro Albers, dribles desconcertantes e aplausos dos rivais, inclusive pedidos de fotos de Gullit.
Fora das quatro linhas, Falcão admitiu ser uma honra enfrentar atleta que costumava ver atuando nos gramados mundiais quando era garoto.
– Os caras tiraram fotos comigo, me parabenizaram pelo bom futebol e tiraram fotos. Hoje, com certeza, ter o reconhecimento desses caras, me abraçando, pedindo para tirar foto, não tem preço. No passado, eu os via jogando na sala de casa com o meu pai pela TV e é maravilhoso participar de tudo isso – afirmou o craque do Futsal.
Valderrama e Asprilla na partida do Soccerex (Foto: Márcio Iannacca / GLOBOESPORTE.COM)Valderrama e Asprilla: presença colombiana
(Foto: Márcio Iannacca / GLOBOESPORTE)
Falcão aproveitou para comentar o convite feito pela Soccerex.
– Feliz de ter sido convidado e de estar no meio de lendas do futebol. Sou o único representante que não é diretamente do futebol de campo. Fico feliz de estar aqui para participar desse evento.
Brasil e Holanda chegaram à final do torneio de futebol após vitórias sobre as equipes da América Latina (3 a 2) e Europa (5 a 4), respectivamente. Participaram do eventos os seguintes jogadores: os portugueses Vítor Baía e Fernando Couto, os franceses Desailly e Karembeu, o inglês Brian Robson, os holandeses Gullit, Numan, Van Hooijdonk, os irmãos Witschge, os argentinos Guly e Ardiles, o chileno Marcelo Salas, o espanhol Mendieta e os colombianos Valderrama e Asprilla. Pelo lado do Brasil, Aldair, Juninho Paulista, Djalminha, Alexandre Torres e Belletti fizeram parte do time canarinho. O árbitro inglês Howard Webb foi o juiz dos confrontos.
A partir desta segunda-feira, a Soccerex muda de endereço. A convenção de negócios deixa a arena em frente ao Copacabana Palace e aterrissa no Forte de Copacabana. Palestras e estandes de diversas empresas e clubes vão marcar o evento, que ficará na Cidade Maravilhosa até a próxima quarta-feira.
Gulit na partida do Soccerex (Foto: Márcio Iannacca / GLOBOESPORTE.COM)Gullit, à direita: holandês tietou Falcão na partida do Soccerex (Márcio Iannacca / GLOBOESPORTE.COM)
árbitro Webb na partida do Soccerex (Foto: Márcio Iannacca / GLOBOESPORTE.COM)Árbitro da final da Copa, Howard Webb também esteve presente (Márcio Iannacca / GLOBOESPORTE

domingo, 27 de novembro de 2011

*DE OLHO NA CAMISA 9 DA SELEÇÃO ,FRED DIZ QUE NEYMAR SERÁ O "CARA" DA COPA 2014

Entre os três times que ainda sonham com o título brasileiro de 2011, o Fluminense treinou forte durante a semana antes do clássico contra o Vasco, às 17h de domingo, no Engenhão. Faltando apenas duas rodadas para o fim da competição, o Tricolor Carioca aposta suas fichas na boa fase do atacante Fred, que nos últimos dois jogos marcou nada menos que sete gols, para levantar a taça pelo segundo ano consecutivo.
E foi no Salão Nobre das Laranjeiras, sede do Fluminense, que Cléber Machado entrevistou o vice-artilheiro do Brasileirão, com 20 gols. De bermuda, chinelos e camisa do clube, Fred mostrou bom humor após o treino e conversou por mais de uma hora com o narrador e apresentador da TV Globo.
Experiente, aos 28 anos, Fred é tricampeão francês e campeão da Copa da França com o Lyon, campeão brasileiro com o Fluminense e disputou a Copa de 2006 na Alemanha. De olho na vaga de titular da Seleção Brasileira para a Copa de 2014, o craque aposta na estrela do menino Neymar para o Mundial do Brasil:
- No Brasil, o Neymar é o melhor disparado. Ele é um menino de muita personalidade jogando, tem o coração do tamanho do mundo e uma simplicidade absurda. Esse moleque é fenômeno! Neymar vai ser "o cara" da Copa de 2014. E foi bom demais ele ter ficado no Brasil. Tomara que aconteça mais isso para termos um "melhor do mundo" jogando por aqui. Eu sei que um dia ele vai sair e quero muito ver ele jogando com Xavi e Messi. Ele cairia muito bem no Barcelona.
Confira trechos da entrevista com o atacante Fred:
Seleção Brasileira e Copa do Mundo
2014: "Eu quero ser titular da Seleção, ser o camisa 9. Quero ter essa fase que estou tendo hoje no Fluminense com a amarelinha também. Quero ser um jogador muito importante para a Seleção. Estar no grupo é muito bom, mas você fica chateado quando não joga, quando não entra em campo. Ser banco nunca é bom."
2006: "Muita gente falou ao contrário em 2006, mas todo mundo daquele grupo se dedicou muito. Não tem essa história de que não estávamos com a cabeça na Copa, não existe isso. A França foi muito superior. Ganhamos tudo antes da Copa, mas nosso time simplesmente não cresceu na hora certa. São coisas do futebol."
Melhor jogador do mundo
"O Messi é o melhor do mundo disparado. Depois vem tudo junto: Cristiano Ronaldo, Neymar, Xavi..."
Chegada ao Rio e fama de baladeiro
"Meu início no Rio foi muito difícil e sei que caí um pouco de produção. Morei quatro anos na França, lá eles tomam vinho no almoço e ninguém fala nada. Então, quando cheguei, pisava um pouco na bola nos primeiros meses. Mas nunca me senti fora de forma, só sem ritmo. Por isso, fizeram essa imagem de mim e você acaba pegando uma fama de baladeiro."
Entrevista Cléber Machado com Fred Esporte Espetacular (Foto: João Cotta / TV Globo)Fred durante a entrevista com Cleber Machado no Salão Nobre das Laranjeiras (Foto: João Cotta / TV Globo)
Repercussão extra-campo
"Antes eu me importava muito com 'bobeirinhas', todo mundo falando sobre o que eu fazia ou deixava de fazer. Ganhamos um jogo, pode sair. Perdemos, não pode. Hoje eu evito algumas coisas. Dois dias antes de um jogo, posso ir a um restaurante, mas evito tomar um vinho, por exemplo. Não vou ficar brigando com ninguém. Tenho a consciência tranquila das coisas que faço e trabalho muito todos os dias. Sei que amadureci muito no Fluminense."
Relação jogador/torcida
"Torcedor vê sites e jornais e algumas notícias acabam despertando uma ira na torcida. Corre o risco de criar aquela relação de amor e ódio. Eu sei que se eu estiver bem dentro de campo as coisas estarão bem pra mim. Se eu estiver mal, vou levar porrada."
Contusões
"Tenho um programa especial de reforço muscular com os preparadores do Fluminense. As vezes que me machuquei sério foram quando tive problema no (músculo) adutor, em 2009, quando o Fluminense estava lutando para não cair no Brasileiro. Teve a panturrilha, que senti dor de novo contra o Internacional e falei com o Abel que queria jogar, mas estava com dor. Ele foi direto e disse: 'Você está fora!'."
Problemas com companheiros de time
"Nunca tive problema com ninguém aqui no Fluminense, inclusive com o Emerson. Disseram que em algumas declarações ele criticou um jogador do time e que seria eu, mas ele nunca disse o meu nome."
Redes sociais
"Eu não gosto de falar no Twitter coisas como 'Fui à praia...'. Não exponho minha vida pessoal na internet. Falo sobre futebol, se treinei bem e como estou me sentindo para o jogo."
Referência de jogador
"O cara que eu mais vi jogar e admirei muito foi o Ronaldo, o Fenômeno. O Romário também jogou pra caramba."
Cruzeiro x rebaixamento
"O Cruzeiro é uma equipe especial no meu coração e está passando muita dificuldade contra o rebaixamento. Torço pelo Atlético-MG também, por ser um clube mineiro. Mas estou muito preocupado com o Cruzeiro, porque o Atlético já está calejado. Já o Cruzeiro nunca passou por isso, mas vai sair dessa."
Quem leva o Brasileirão 2011?
"O Corinthians tem muita chance de ser campeão esse ano, mas também teve em 2010... Tomara que pinte uma vitória nossa contra o Vasco neste domingo, e vamos torcer pro Figueira, né!"
globoesporte

*TEIXEIRA CONVIDA RONALDO PARA COMITÊ ORGANIZADOR DA COPA

Ronaldo despedida (Foto: Leandro Canônico / Globoesporte.com)
O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, chamou Ronaldo Fenômeno para ser o novo mandatário do Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2014 (COL). O convite aconteceu na última terça-feira em um jantar em São Paulo e a iniciativa do dirigente se deu por conta das acusações que têm sofrido nos últimos meses. A informação foi divulgada neste sábado na coluna “Panorama Esportivo”, de “O Globo”.
Ronaldo seria um nome inquestionável e o voto principal de um conselho formado pelas três principais forças do Comitê Organizador Local. De acordo com o jornal, Ricardo Teixeira foi incisivo no convite e está à espera de uma resposta rápida do Fenômeno, o que deve ocorrer nos próximos dias. Em outra ocasião, Henrique Meirelles, ex-presidente do Banco Central, recebeu o convite, mas acabou declinando.
Nos últimos meses, Teixeira ganhou mais um desafeto e isso pode pesar na sua continuidade no Comitê Organizador Local. Após apoiar o qatari Mohammed bin Hamman nas eleições da Fifa, o atual presidente da entidade máxima do futebol, Joseph Blatter, tem trabalhado para tirar o brasileiro do Comitê Executivo e do COL. Segundo a coluna, o caso foi tratado como traição pelo dirigente suíço, já que Teixeira foi o principal articulador para a escolha do Qatar como sede em 2022.
De acordo com o jornal, o secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke levou uma mensagem de Blatter até a presidente Dilma Rousseff pedindo pela escolha de um novo presidente para o Comitê Organizador da Copa do Mundo. Porém, a governante preferiu deixar a iniciativa para a entidade máxima do futebol.
Neste sábado, o vereador Marcelo Mendes (PTC-CE) postou em seu Twitter que o senador Álvaro Dias teria recebido uma ligação confirmando a saída de Teixeira. Os dois almoçaram juntos neste sábado. O político do PSDB-PR não confirmou a informação, mas postou na rede social que a indicação de Ronaldo Fenômeno para o Comitê Organizador era mera especulação.
globoesporte

*ZETTI ELOGIA JEFERSON ,MAS ACREDITA QUE JÚLIO CÉSAR SERÁ O TITULAR DA COPA

Zetti no Soccerex (Foto: Marcio Iannacca / GLOBOESPORTE.COM)Zetti conversa com jornalistas no Soccerex
(Foto: Marcio Iannacca / GLOBOESPORTE.COM)
Mesmo com duas sombras de peso na Seleção Brasileira (Diego Alves, do Valencia, e Jefferson, do Botafogo), o goleiro Julio Cesar, do Inter de Milão, será o titular da equipe de Mano Menezes na Copa do Mundo de 2014. A afirmação foi feita na tarde deste sábado por Zetti, no Rio de Janeiro. O tetracampeão mundial, que participa da Soccerex, fez questão de elogiar o arqueiro botafoguense, mas acredita que a posição de número 1 não será dele.
- A fase do time que ele (Julio César) está jogando não é boa. Caiu muito de produção. O goleiro aparece quando o time está bem, você consegue crescer junto com os companheiros. O Jefferson está de parabéns, pois vem mantendo uma regularidade. Mas, na minha opinião, o Julio Cesar vai ser o goleiro da Seleção. Ele só precisa trabalhar um pouco mais – disse.
Fim da carreira de treinador
Zetti revelou que recebeu uma proposta para retornar a treinar uma equipe de futebol, mas descartou. Segundo ele, sua vida está voltada para a escolinha de goleiros “Fechando o Gol”, que funciona em São Paulo, e não pensa mais nessa profissão.
- Na verdade recebi uma proposta ontem (sexta-feira), mas não posso revelar a equipe. Ainda tem um treinador lá. Abandonei a carreira. Estou totalmente voltado para a minha escolinha de goleiros. Além de algumas palestras que faço por ai – disse ele, que comandou pela última vez a equipe do Paraná, em 2010.
A Soccerex, convenção de negócios do futebol, aterrissou no Rio de Janeiro neste sábado e se encerra na próxima quarta-feira. Os eventos vão acontecer na praia de Copacabana, em frente ao Hotel Copacabana Palace, e no Forte de Copacabana.
globoesporte

sábado, 26 de novembro de 2011

*FUTURO PRESIDENTE DO CRUZEIRO GARANTE QUE NÃO EMPRESTA CTs PARA COPA

Comitê Organizador da Copa em visita à Toca da Raposa (Foto: Lucas Catta Prêta / GLOBOESPORTE.COM)Cruzeiro não vai emprestar CT's na Copa do Mundo
(Foto: Lucas Catta Prêta / GLOBOESPORTE
Ele ainda não assumiu a presidência do clube, mas já vai mostrando como será a administração do Cruzeiro a partir de janeiro de 2012. Gilvan de Pinho Tavares, eleito na última eleição, afirmou que o clube não vai ceder nenhum de seus centros de treinamento, Toca da Raposa I e II, para seleções que disputarão a Copa do Mundo de 2014.
De acordo com o dirigente, a FIFA pediu para o clube disponibilizar os dois centros de treinamento, mas explicou que ao contrário de obter alguma vantagem com o negócio, terá prejuízos. Segundo Gilvan, a FIFA não paga nada pelo aluguel, exige obras de melhoria e ainda exibe publicidade apenas de seus parceiros. Além dos gastos com obras, o dirigente explicou que teria prejuízos em tirar o time profissional, as categorias de base e os alunos do intercâmbio internacional para outro lugar.
Por fim, Gilvan Tavares afirmou com dirigentes de outros clubes antes de tomar a decisão. Segundo ele, vários devem adotar a mesma postura.
globoesporte

*COMITÊ DE PERNAMBUCO EXIBE PROJETO DA "CIDADE DA COPA" NA SOCCEREX

O consórcio da Arena Pernambuco vai apresentar a partir da próxima segunda-feira, no Forte de Copacabana, o projeto da 'Cidade da Copa' visando a disputa do torneio no Brasil, em 2014. Uma maquete, de 20 metros quadrados, foi elaborada e será exposta durante a Soccerex, convenção de negócios do futebol que acontecerá no Rio de Janeiro.
Projeto Cidade da Copa Pernambuco (Foto: Divulgação)O projeto da Cidade da Copa de Pernambuco será apresentado na Soccerex (Foto: Divulgação)
O diretor do consórcio Arena Pernambuco, Marcos Lessa, falou da presença do comitê de Recife na edição de 2011 da Soccerex.
- A convenção é uma ferramenta diferenciada para dar visibilidade aos potenciais econômicos de Pernambuco. É uma oportunidade para grandes empreendedores interessados em investir na Copa do Mundo e também no seu legado para a população - afirmou Lessa, através da assessoria de imprensa.
A Arena Pernambuco será construída em São Lourenço da Mata. No entorno do estádio, o governo de Recife tem à disposição um complexo de 240 hectares (equivalente a 300 campos oficiais de futebol). No loca, o projeto prevê a construção de uma área contemplando moradia, trabalho, estudo e lazer.
A intenção é que a Cidade da Copa seja referência no uso de tecnologia avançada para a implantação e manutenção de sistemas de segurança pública, no gerenciamento de energia e na adoção de programas e serviços conectados. Além disso, a expectativa é que o projeto ajude no desenvolvimento de toda a região de São Lourenço da Mata.
No projeto estão previstas as construções de um campus universitário, hotéis e centro de convenções, unidades comerciais e empresariais e áreas residenciais. No coração desse complexo, estará um grande centro de entretenimento, com shoppings, cinemas, teatros, bares e restaurantes, além do estádio que será utilizado no Mundial.
globoesporte

*SAI EDITAL PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE CT PARA A COPA 2014 EM CUIABÁ

Centro de Treinamento do CPA terá capacidade para 2 mil torcedores em 2014 (Foto: Assessoria/Secopa)Centro de Treinamento do CPA terá capacidade para 1,6 mil torcedores em 2014 (Foto: Assessoria/Secopa)
Foi aberta a licitação para a contratação dos projetos básico e executivo para a construção do Centro Oficial de Treinamento (COT), do bairro CPA, em Cuiabá. O local, segundo a Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo em Mato Grosso (Secopa), vai abrigar um Centro de Ensino e Instrução do Corpo de Bombeiros. A licitação foi anunciada no Diário Oficial do estado que circula nesta sexta-feira.
O CT será construído em uma área de aproximadamente 40 mil metros quadrados e terá capacidade para abrigar 1,6 mil torcedores. O espaço também vai contar com salas para a imprensa, camarotes, vestiários, pista de caminhada e estacionamento com capacidade para 300 veículos. A Secopa informou ainda que após o término da Copa, as salas de imprensa e os camarotes serão transformados em salas de aula para os bombeiros.
Outros CTs
Além do CT do bairro CPA, serão construídos outros dois centros na região metropolitana de Cuiabá. Um será na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e o outro na Barra do Pari, em Várzea Grande. Este último terá capacidade para seis mil torcedores e também será o estádio da cidade após a Copa. Os projetos básico e executivo da unidade já estão prontos, segundo a secretaria.
Já o CT da UFMT, conforme a Secopa, terá capacidade para 2 mil torcedores. O projeto está em fase de elaboração e é conduzido pela própria universidade.
Jogos da Copa 2014
Cuiabá vai receber oito seleções que se enfrentarão em quatro partidas da fase de grupos da competição. O primeiro jogo será realizado no dia 13 de junho de 2014, um dia após a estreia do Brasil no Mundial, em São Paulo.
globoesporte

*4 ANOS APÓS TRAGÉDIA DA FONTE NOVA,ESTÁDIO RENASCE SEM ESQUECER O PASSADO

Entre gruas, lajes, caçambas e operários, uma imponente construção começa a tomar forma. Não é uma construção qualquer. Cercada de histórias, a Fonte Nova ressurge, mas nesta sexta-feira, 25 de novembro, o barulho da obra silencia. Completam-se quatro anos de uma das maiores tragédias do futebol brasileiro.
obras da arena fonte nova (Foto: Eric Luis Carvalho/Globoesporte.com)Setor leste, onde ocorreu a tragédia, é o que tem as obras mais avançadas (Foto: Eric Luis Carvalho / Globoesporte.com)
Há quatro anos, um dia que deveria ser de festa tornou-se trágico. Dentro de campo, o Bahia empatou com o Vila Nova e conseguiu o acesso para a Série B do Campeonato Brasileiro do ano seguinte. Nas arquibancadas, o drama. Parte de um dos degraus do anel superior do estádio cedeu e sete torcedores morreram.
Márcia Santos Cruz, Milene Vasques Palmeira, Midiã Andrade dos Santos, Jadson Celestino Araújo Silva, Djalma Lima Santos, Anísio Marques Neto e Joselito Lima Júnior, perderam suas vidas no acidente. Quatro anos depois, é justamente o lado leste do estádio, o mesmo onde aconteceu a tragédia, o setor que tem as obras mais avançadas no processo de construção da nova Fonte Nova.

Ferida aberta...
Neste mês de novembro, o avanço físico da obra ultrapassou os 35% de execução. Já foram finalizadas as etapas de demolição, reciclagem do concreto, terraplanagem e fundações da arena. Na fase atual da obra, estão sendo executados os serviços de montagem da superestrutura da arena (pré-moldada e moldada in loco), com a colocação de pilares, vigas e lajes.

Confirmada como uma das sedes da Copa do Mundo de 2014, a Fonte Nova luta contra o tempo para também se garantir como sede da Copa das Confederações de 2013.
A tragédia de 2007 estava anunciada há tempos. Menos de um mês antes, um relatório elaborado pelo Sindicato Nacional das Empresas de Arquiteturas e Engenharia (Sinaenco), apontou o estádio baiano como o pior entre os 29 principais do país. Problemas nos banheiros, de ferrugem e oxidação foram apontados no estudo, o que não foi suficiente para impedir a tragédia.
Poucos meses após a interdição do estádio, chegou-se cogitar a possibilidade da construção de um memorial para as vítimas. A ideia não deve sair do papel. A homenagem aos sete mortos na tragédia não está nos planos da nova arena. No entanto, é possível que o acidente seja lembrado dentro do novo estádio. O projeto de um museu do futebol baiano faz parte da nova Fonte Nova.
obras da arena fonte nova (Foto: Eric Luis Carvalho/Globoesporte.com)Aos poucos, a nova Fonte Nova começa a ganhar forma (Foto: Eric Luis Carvalho/Globoesporte.com)
Independente da criação do memorial e das homenagens, as sete vítimas certamente não serão esquecidas por seus familiares. Quatro anos depois, a maior parte prefere o silêncio. Familiares ouvidos pela reportagem, e que pediram para que não fossem identificados, afirmaram que o seguro de R$ 25 mil prometido pela CBF já foi pago. Além disso, eles recebem uma pensão com valores variados, mas que correspondem ao salário das vítimas. A mãe de uma das vítimas recebe apenas R$ 500 por mês.
Quem também não esquece o dia 25 de novembro é o Jader Landerson. Único sobrevivente da tragédia, o garoto de poucas palavras é sucinto.
- Não gosto de ir ver mais, não – diz o jovem de 21 anos, contando que deixou de lado sua antiga paixão, o Bahia.
Na queda de uma altura de 15 metros, Jader fraturou três vértebras da coluna e parte da coxa esquerda. O acidente também deixou marcas invisíveis: ele ficou com um pequeno distúrbio por causa da pancada na cabeça. Por conta das sequelas, Jader Landerson tem que fazer sessões diárias de fisioterapia. De segunda a sexta-feira, 1h30 de exercícios. Um carro disponibilizado pelo governo do estado serve como transporte.
Com seus dramas e feridas abertas, a Fonte Nova ressurge com a esperança de reescrever novos dias de história que tenham apenas finais felizes. E que o 25 de novembro de 2007, sirva apenas como lição de erros que não podem voltar a acontecer.
Eric Luis Carvalho e Raphael Carneiro/globoesporte/salvador